NSU


Quando o documento fiscal é emitido, ele é recebido no Ambiente Nacional da SEFAZ e é vinculado a um código numérico, o NSU - Número Sequencial Único .

Cada evento registrado no ambiente nacional gera um NSU de acordo com o que a SEFAZ considera de interesse de cada envolvido (emitentes, destinatários, transportadores e terceiros). Assim é possível que esses envolvidos tenham acesso a Eventos, Consultas Resumidas e Completas.

Através do NSU, do nsdocs e de um certificado digital, é possível buscar os documentos automaticamente e identificar todas as menções do seu CNPJ/CPF em documentos fiscais eletrônicos. Desta forma, é possível fiscalizar os documentos emitidos e evitar fraudes e prejuízos com emissões errôneas.

Para evitar sobrecarga dos serviços de consulta, a SEFAZ criou regras para controlar os acessos e o NSU é utilizado como um recurso para realizar essas verificações. Por isso, ao realizar consultas é possível se deparar com algumas mensagens de erro, como “Consumo Indevido” e “Nenhum documento localizado”. Estes erros estão detalhados no item Pesquisa e Recebimento de Documentos.

Se em algum momento foi utilizado outro sistema para a busca e importação de arquivos para seu CNPJ/CPF, é necessário saber qual foi o último NSU importado, assim juntamente com nosso Suporte Técnico, é possível configurar esta numeração no nsdocs.

Caso este seja o primeiro sistema de importação e ainda não tenha sido realizado nenhuma pesquisa, é importante ressaltar que será possível buscar apenas os documentos emitidos a partir do momento em que realizar sua primeira Consulta na SEFAZ.

Para informações detalhadas sobre o assunto, acesse a matéria no Blog do nsdocs.

Não encontrou o que precisava?
Para solicitar atendimento ao nosso Suporte Técnico, clique neste link: https://bsoft.com.br/atendimento/chat?nsdocs

Horário de Atendimento (Horário de Brasília):
Segunda a Sexta: das 8:00 às 18:00 (exceto feriados) | Sábado: das 8:00 às 12:00.